#garatujas, #maufeitio

Provocar

Na minha actividade profissional aprendi que o pior que podemos fazer é tentar agradar às pessoas. Ou, pelo menos, ao maior número de pessoas possível. Na prática, quando produzo uma obra gráfica e visual – design, arte? –  não me interessa se ela vai agradar ou não a quem a vê. Não me interessa o número de “likes” que faz. Quero dizer: é importante para mim que gostem do que faço, porque isso alimenta a minha motivação, mas não é isso que vai definir o meu rumo, as minhas opções e o meu estilo.

Um artista – deixem-me usar esta palavra -, quando cria, tem um objectivo: provocar. Provocar, no verdadeiro e original sentido da palavra: estimular, desafiar, apelar para um sentido específico, numa determinada direcção. A obra não é produzida para quem gosta, nem para quem não gosta. A obra será apenas para os que fazem a pergunta certa, independentemente de gostarem ou não. Todavia, para fazer a pergunta certa será preciso estar na pele do criador. Talvez, neste particular, haja muito a aprender com as crianças que, na sua simplicidade e sede de conhecimento, fazem “a” pergunta, a mãe de todas as questões: porquê? E esta interrogação é, no fim, a verdadeira provocação.

Assim, quando vos passar pela frente uma criação artística, nem precisam de a apreciar. Bastará perguntarem “porquê”. Por que é que o artista escolheu este desenho? Por que razão pintou com aquelas cores? Questionem… É isso que ele espera, e não o favor de gostarem.

Post Scriptum: E com este #maufeitio espero ter retomado a actividade no blogue, depois de tão longa ausência…

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s