geocaching

Estação CP Monte Real

Hoje quis percorrer o trilho que já conhecia, ali mesmo à beirinha do Lis. E pelo caminho, entretinha-me a pensar como seriam aquelas águas e aquelas margens em tempos anteriores à minha existência. Imaginava-me a mergulhar em águas límpidas refrescadas pelas sombras da vegetação que vai beber no seu leito. Talvez aproveitasse para pescar o almoço.

Infelizmente, as coisas não são bem assim: o que chamamos, progresso, ou civilização, ou sei lá, transformaram-no numa personagem turva, lodada e lamacenta. E isso faz-me ter saudades dum tempo que nunca experimentei. E amaldiçoar os que, na ânsia de ganhar sempre mais, fazem do rio o recipiente preferidos dos seus dejectos. Tarde de mais para lhe devolver a vida anterior? Não sei, mas bem gostaria que não.

Ainda assim, na minha pedalada, vou apreciando o que é possível e que ainda existe, enquanto não me chega a hora de apanhar o comboio. Chegado ao cais, livro-me do meu veículo, e começo a busca por onde andam outros bem maiores. O ponto zero dá-me ali no meio da cimentada plataforma, onde nada existe mas que insisto em procurar. Aparece alguém que não se identifica:

– Está mais para ali. Não é fácil. – Diz ao longe.

– Pois, aí ainda não procurei, mas é para onde vou a seguir, obrigado. – E o meu olhar virou-se para o caramujo e lá desvendou o que interessava. Fosse ali o ponto zero e as coisas teriam sido bem mais rápidas.

No regresso, tento apanhar o progenitor que passeia com as suas duas crias. Faço a ultrapassagem no exacto momento em que me lembro da protecção ocular esquecida no cais. Vai de voltar para trás e bem rápido que deve haver ainda tempo para fazer dezena que faltava dos trilhos do Lis. Esta sim, com a dica que não deixa margem para dúvidas, faz-se enquanto o diabo esfrega um olho.

No regresso, desta vez por trilho diferente e, em parte, desconhecido, lá voltam de novo as cogitações: quem dera que voltasse a ser o que era o Lis de antanho…

#116, 28-07-2012 @19:35

#117, 28-07-2012 @19:58

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s