geocaching

glossário geocaching

Uma das manias da maior parte dos geocachers é a utilização massiva de termos e siglas que não lembram ao diabo. Pessoalmente, acho um exagero. Escrever um texto em português e introduzir nele letras que nos remetem para o inglês é, no mínimo, estranho, para não dizer, um bocado parolo.Vai daí, resolvi começar a ter de procurar um glossário. Sobretudo para  me ajudar a desencriptar alguns registos que são deixados no geocaching.com. Poderão encontrar aqui em inglês. O que segue, está aqui em português do Brasil e que “traduzo” para pt_PT. Acrescentei novos termos.

Archive (pt: Arquivo)
Uma cache arquivada é a que foi removida das listagens do site geocaching.com. O arquivamento é feito depois da cache ter sido extraviada e o seu proprietário não querer ou não demonstrar vontade de substituí-la! Uma alternativa ao archive (arquivamento) da cache é a desactivação temporária (temporarily unavailable), em que o proprietário se compromete a fazer a manutenção (verificar se esta tudo em ordem ou repor a cache) dentro do período de um mês.

Attribute (pt: atributos)
São ícones para uma filtragem mais específica sobre a cache, onde se pode verificar se é uma cache rápida, disponível 24 horas por dia, se necessita algum equipamento específico etc.

BYOP – Bring Your Own Pen/Pencil (pt: traga lápis ou caneta)
Uma sigla utilizada por geohiders para de alertar aos geocachers que devem levar o seu próprio lápis ou caneta para assinar o logbook, porque o proprietário não disponibilizou nenhum na cache.

Cache (pt: esconderijo)
É a versão simplificada de geocache.

Caches along a route (pt: caches ao longo da rota)
Uma característica exclusiva da conta Premium, onde os geocachers podem verificar as caches próximas do caminho de suas viagens ou deslocamentos.

CITO – Cache In Trash Out (pt: cache dentro lixo fora)
É uma iniciativa da comunidade geocacher que se dedica à preservação ambiental e à limpeza de áreas verdes.

Datum
É de um tipo de coordenadas para GPS.

DNF – Did Not Find (pt: não encontrei a cache)
Utilizado por um geocacher dizer que não encontrou a cache.

D/T – Difficulty/Terrain (pt: Dificuldade/Terreno)
As geocaches são classificadas em duas categorias, cada uma designada numa escala de 5 estrelas. Dificuldade diz respeito ao desafio mental de encontrar um esconderijo; terreno descreve o ambiente físico.

Earthcache
As earthcaches são caches virtuais em locais onde existem aspectos interessantes relacionados com o nosso planeta (Terra – para aqueles que normalmente andam na Lua). Sendo caches virtuais, neste momento, não obedecem à regra dos 160 m. As earthcaches têm sempre um aspecto didáctico no sentido em que em cada local tem de haver uma tarefa dedicada unicamente ao aspecto geológico/geomorfológico que é focado pela cache em questão. Estes aspectos podem ser dos mais variados mas a meu ver, acho que um aspecto geológico “diferente” do costume e localizado numa pequena área é a melhor opção a tomar (in geocaching-pt.net).

FTF – First to Find (pt: primeiro a encontrar)
Sigla utilizada para descrever e demonstrar que foi o primeiro geocacher e encontrar a cache.

GC Code (pt: Código GC)
Identificador único de cada cache, sempre começando com “GC” seguido de um código alfanumérico.

Geocache
Recipiente escondido que inclui no mínimo um logbook para os geocachers assinarem. Ver mais informação aqui.

Geocacher
Praticante de geocaching.

Geocoin
(ver aqui)

GPX ( GPS eXchange Format)
Tipo de arquivo utilizado para gravar informações de inúmeros tipos e serem lidas nos GPSs. Apenas membros Premium podem baixar os GPX do site da GroudSpeak.

GZ – Ground Zero (pt: Grau Zero)
O ponto onde o dispositivo GPS mostra que foi atingido o local da cache. No Ground Zero, está zero pés (ou zero metros) de distância do seu destino.

Hitchhiker (pt: pessoa que viaja à boleia)
Um hitchhiker é um item colocado numa cache, com instruções para viajar para outras caches. O Travel Bug é um exemplo!

Latitude
Latitude é a distância angular ao norte ou ao sul do equador terrestre medida em 90 graus. Praticamente é linha imaginária de norte a sul e vice e versa.

LOC
Formato de arquivo que contém as coordenadas da cache e seu Código GC para ser lido no GPS. Único formato que a GroundsPeak dispõe para download das coordenadas para membros Básicos!

Log, fazer um log (pt: registo)
Basicamente é deixar a nossa marca de passagem pela cache. Habitualmente, o jogador deixa a sua alcunha de jogo e a data de passagem. Mas há jogadores que têm autocolantes personalizados e até objectos para deixar no recipiente. Para além do registo de passagem pela cache, também se faz este procedimento em Geocaching.com na página da cache referenciada. Aqui, o jogador já pode dar largas (ou não) à sua veia literária e até deixar pequenas notas que podem, por exemplo ajudar na manutenção da cache.

Logbook
Ou livro de registos/visitas, é um bloco de papel que o owner de uma geocache deixa para que os geocachers/visitantes possam assinalar fisicamente a sua visita. No logbook, o geocacher que encontra a cache deve registar o seu nome de registo no Geocaching.com, a data, e algumas notas sobre a experiência. Mais info aqui.

Longitude
Longitude é a distância angular medida sobre um grande círculo de referência a partir da interseção do meridiano zero. Praticamente linhas imaginarias no sentido leste-oeste ou vice e versa.

Muggle (pt: totó)
Uma pessoa que não pratica Geocaching e não sabe o que é Geocaching. Baseado no Harry Potter.

Owner (pt: proprietário)
Geocacher que construíu a cache.

PQ – Pocket Query (pt: Pesquisa de Bolso)
Uma forma de pesquisa ultra criteriosa que te retorna até 500 resultados. Com uma Pocket Query você pode pesquisar por caches de uma determinada dificuldade, local, que necessite de algum equipamento especifico, etc. Somente disponível para membros Premium.

Reviewer (pt: Revisor)
Voluntários que verificam se a cache esta de acordo com os critérios da GroundSpeak para publicar.

ROT13
Dicas para Geocaches são criptografadas utilizando um formato simples, onde cada uma das letras são rodados 13 caracteres para cima ou para baixo no alfabeto. Uma curiosidade interessante é que foi inventada por Júlio Cesar!

Decryption Key (pt: chave de desencriptação)

Signature Item (pt: item assinatura)
Um único item personalizado deixado por um geocacher nas caches em que esteve. Ex. Cartão de Visita!

Spoiler (pt: estragador)
Um spoiler é uma informação que pode dar detalhes do esconderijo de uma cache e estragar a brincadeira. Um bom exemplo é contar o final do filme pra quem está na fila do cinema!

Stashnote
Folha informativa sobre o que é o geocaching, especialmente dirigida a quem não o pratica. Mais info aqui.

SWAG (pt: material para todos)
Sigla utilizada para falar do Tesouro que tem dentro de cada cache, não o tesouro em si e sim uma generalização. Dentro de uma cache não há “Tesouro” há SWAG.

SL – Signed Logbook (pt: logbook Assinado).
Sigla utilizada por geocachers nos logbook e no site Geocaching.com.

TFTC – Thanks For The Cache (pt: Obrigado por esta cache).
Sigla utilizada por geocachers nos logbook e no site Geocaching.com.

TFTH – Thanks For The Hide (pt: Obrigado por Esconder).
Sigla utilizada por geocachers nos logbook e no site Geocaching.com.

TNLN – Took Nothing. Left Nothing. (pt: Não levei Nada. Não deixei Nada).
Sigla utilizada por geocachers nos logbook e no site Geocaching.com.

TNLN SL / TNSL – Took Nothing. Left Nothing. Signed Logbook / Took Nothing. Signed Logbook. (pt: Não levei Nada. Não Deixei Nada. Logbook Assinado / Não levei Nada. Logbook Assinado.)
Só uma complicação das mesmas coisas descritas acima.

Travelbug
É uma pequena chapa metálica com um código de 6 dígitos (tracking number) que permite que a progressão de um item (agarrado a um travelbug), de cache em cache, seja registada e acompanhada no site geocaching.com. Ver mais aqui.

Watch List (pt: Lista de Observados)
Uma lista de caches observadas. Ao adicionar uma cache na Watch List recebe uma notificação via e-mail todas as vezes que ocorre algo nele. Membros Básicos podem ter apenas 100 caches na Watch List, membros Premium podem ter quantos quiser.

Waypoint (pt: Ponto de Referencia)
Um waypoint é um ponto de referência para um local físico na Terra. Waypoints são definidas por um conjunto de coordenadas que normalmente incluem longitude , latitude e altitude. Cada cache é um Waypoint.

WGS84
Forma de coordenada de GPS.

Standard

11 thoughts on “glossário geocaching

  1. Pingback: coração da cidade | O Meu Moleskine

  2. Pingback: As caches de Amor | O Meu Moleskine

  3. Pingback: H dois O | O Meu Moleskine

  4. Pingback: Foz rio Lis | O Meu Moleskine

  5. Pingback: Parque do Avião | O Meu Moleskine

  6. Pingback: Olha o castelo | O Meu Moleskine

  7. Pingback: oitodoonze found Parque do Avião – Parque Jaime Filipe da Fonseca

  8. Pingback: A Cache dos problemas | O Meu Moleskine

  9. Pingback: Rios de Portugal – Rio Tejo | O Meu Moleskine

  10. Brenny diz:

    I keep swag, any trackables we have to drop, lots of spare realcrgeabhe batteries, my beloved camera (I’d give up my gps before that), a compass, a pancho, pens, wind-up LED, first aid items, Benadryl (Ladybug and bee-stings don’t get along), spare logs, spare zip-lock bags, aspirin for me, and a small, folding tool from LL Bean.In the summer we carry a packable dog bowl and lots of water for the geodogs. It’s always a good idea to mark dog water on their bottles . I crave heat and usually don’t drink when we’re on the trail, but we’ll carry water or Powerade (blue goo) for Ladybug as well.

  11. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this
    website. I am hoping to see the same high-grade content by you later on
    as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get
    my very own website now 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s